Escolha uma Página
O que falar dele? Sou tão fã que já o entrevistei num vídeo da série Dicas de Mestres. Hoje, volto a falar do Professor Cava, o Ricardo Cavallini, por conta de seu mais novo, incrível, extraordinário, admirável, prodigioso e magnânimo projeto: R U T E.

Se você é criança, vai amar. Se você é pai, vai sair correndo atrás do Cava com seus filhos, sobrinhos e vizinhos. Se você é professor ou empreendedor da Educação, por favor, não mosque!

GERAÇÃO MAKERS

Se você não sabe o que os MAKERS tem a ver com você, seus filhos, netos e sua escola, continue lendo e não pule nenhuma casa.

MAS O QUE É e PARA QUE SERVE O KIT RUTE?

“Antes de mais nada, para divertir. Brincar é uma das atividades mais importantes na formação das crianças. Obviamente, a brincadeira não precisa ser feita com objetos e, muito menos, necessita de eletrônicos ou equipamentos super elaborados. Porém, o interesse e o gosto da nova geração pela tecnologia é enorme. E poder explorar essas habilidades para trabalhar a imaginação e o lado lúdico – sem amarras e sem regras pré-estabelecidas – também pode ser maravilhoso.”

Inúmeras Atividades do RUTE

Inúmeras Atividades do RUTE

QUEM QUER E QUEM VAI MUDAR O MUNDO

Quando palestro sobre as novas gerações aponto pelo menos 2 diferenças nítidas entre a Geração Y (36-19 anos) e a Geração Z (7 a 18 anos). Quem adora torrar grana é a Y, enquanto a Z é cautelosa, “segura”, econômica. E enquanto a Y diz que quer mudar o mundo, os mais novos dizem que VÃO mudar o mundo.

O interesse desses jovens alunos do Cavallini em assuntos que serão corriqueiros, quando eles forem adultos, é mais do que óbvio para mim. Enquanto as velhas gerações – dos quarentões para cima – veem a codificação como coisa de nerds, as crianças usam os kits RUTE para criar arte e testar formas de se exprimir. Como diz seu criador, “aprendem a USAR A CRIATIVIDADE para buscar soluções”, para testar formas e mudar o mundo.

POR QUE ESCOLAS NÃO PODEM FICAR DE FORA

Criar, construir, testar, ver acontecer. É isso que “ajuda a fortalecer AUTOCONFIANÇA e o sentimento de ‘eu posso’ e traz a compreensão de que tudo a nossa volta pode ser melhorado e que eles podem fazer isso. Isso é fundamental para acreditar que PODEMOS FAZER DO MUNDO UM LUGAR MELHOR.”

Escolha seu Kit

E TEM MUITO ESPAÇO PARA VOLUNTÁRIOS

Ricardo Cavallini, lista algumas ideias. A da Gincana é a melhor delas, porque une a discussão de sustentabilidade com as crianças, ao mesmo tempo que recolhe sucata eletrônica para produzir os kits. Pesquise mais ideias aqui no site.

Este professor maluco não se cansa de ter ideias. Não poupa esforços para colocá-las em prática.

Vamos fazer como os Zs. Vamos mudar o mundo!

Porque é para esses super talentos que precisamos estender as mãos e proporcionar oportunidades que transformem o empenho deles em algo muito maior.

Para saber tudo sobre o RUTE e contratar cursos para grupos ou escolas: http://www.rute.io/site/pt/contato.php

Não deixe de assistir a minha entrevista com o Professor Cavallini, em Dicas de Mestres.

× Como posso te ajudar?