Aromas do Futuro — Beia Carvalho — Palestras

Quer ficar por dentro do futuro? Fácil. Deixe seu email e receba os super artigos da Futurista Beia Carvalho 😉

 
22 de janeiro de 2017

Aromas do Futuro

Cheirinho de carro novo e do futuro!

Dizem que 75% das emoções que geramos todos dias tem a ver com os cheiros que sentimos – não com o que vemos. *

Engraçado, que 83% da comunicação seja para os nossos olhos.

Galileo Giglio, CEO Estudio MOL, workshop 5 Years From Now® 2009

Quando eu era consultora de negócios, e fazia workshops para empresários “verem onde suas empresas estariam dali 5 anos, um dos exercícios iniciais era a

Dinâmica dos Sentidos.

Clientes vendados partiam para uma viagem de aromas que abriam suas mentes, levando-os a imagens de sua infância. Quantos falaram “cheiro da casa da minha avó”! Férias! Balada! E amores juvenis, currais, aeroportos.

Testemunhei durante anos, como os cheiros viajam por nossa história pessoal e despertam emoções mais rápido que a velocidade da luz!

Cibar Ruiz e Sergio Lopes, no workshop 5 Years From Now®, em 2010
Edson Barbosa, no workshop 5 Years From Now®, em 2009
Marcia Guimarães e Kleber Rodrigues da Prosperativa, no workshop 5 Years From Now®, em 2011

Quem primeiro me falou do argentino Julian Bedel, da luxuosa Perfumaria Fueguia 1833, foi a competentíssima, incansável e deslumbrante empresária Alessandra Tucci. Ela trouxe esse ícone para palestrar para seus clientes da Perfumaria Paralela. Na época, O Valor fez uma matéria com Bedel, que foi chamado para cuidar da marca do Teatro Colón.

“Quando eu estava numa sala do teatro, me dei conta do cheiro do lugar e que eu deveria sempre captar esta sensação.” Foi a partir daí que, com a sócia Amalia Amoeda, herdeira de uma das maiores fortunas da Argentina, Bedel montou seu laboratório de fragrâncias. Botou seu nariz para aprender. “É como a música. Dos silêncios e intensidades se constrói a harmonia.”

Hoje sua perfumaria Fueguia 1833 tem um portfólio de 60 perfumes, que usam mais de 800 ingredientes naturais da América do Sul, em 25 pontos de venda pelo mundo e custam acima de R$ 600. “É a primeira marca sul-americana de luxo, natural, sustentável e exótica”, nos diz Alessandra Tucci.

El Mono de la Tinta, best-seller da Perfumaria Fueguia 1833

“Fragrâncias são parte integrante do branding e do marketing dos automóveis, de cheiros antigos advindos da combustão interna, ao sutil e indescritível aroma que todos os carros zero quilômetros tem.”

O cheiro do carro do futuro

Será uma mistura aromática de disco rígido, GPS e sanduíche! Traduzi este artigo que cobriu os lançamentos da Ally, uma empresa de aromas que fez o maior sucesso no NAIAS 2017, o Salão Internacional do Automóvel Norte Americano. E fizeram sucesso pensando 5 Years From Now®. Pensando na indústria automobilística do futuro, nos carros com Inteligência Artificial, os driverlesscars.

Ally é a gigante de serviços financeiros que reencarnou das ruínas do Banco GMAC*, depois do plano de ajuda de 2008.

Segundo a sua CMO Andrea Riley, “enquanto os visitantes do Salão exploram todas as novas tecnologias dos carros, nossos aromas os convidam a pensar de um jeito brincalhão e criativo sobre como os carros do futuro deveriam cheirar, e eu acho isso muito divertido.”

Futuro e Chofer: os queridinhos do Salão 2017

Os dois novos aromas encaram com humor as novas tendências dos carros autônomos.

The Future tem 47% do cheiro de disco rígido, 27% de laptop, 19% de GPS e 7% do aroma de um sanduíche. “Sim, a Inteligência do carro é artificial”, brincou Ally, “mas sua fragrância é a mais natural possível.”

Fechou os olhos? Conseguiu sentir o aroma? Esse é o futuro. Onde você não dirige os carros – eles dirigem você. Inspirem esse intoxicante aroma da moderna tecnologia – e apertem os cintos!

Enquanto que Chauffeur oferece 46% do aroma de smartphones, 24% dos energéticos, 22% purpurina e 8% do cheiro de luvas perdidas. “Para aqueles que não se cansam da noite, não há nada melhor que o simples, conveniente e limpo buquê floral do couro,” é como a Ally descreve esse aroma.

A Nova Coleção da Ally:

City Compact: 43% cappuccino, 29% spray de cabelo, 25% batom, 3% colchonete de yoga

Luxury Coupe: 67% couro, 28% graxa para sapatos, 4% caviar, 1% adaptadores

Eco Friendly Hybrid: 80% água, 14% grama, 5% tofu, 1% smug

Muscle Car: 52% óxido de nitrogênio, 20% testosterona, 20% borracha queimada, 8% enxofre

Trusty Sedan: 40% pleather, 35% pinho, 22% café instantâneo, 3% pochete.

Pick-Up Truck: 57% fogueira, 21% lubrificante, 16% flanela, 6% barba

Family Wagon: 44% lenço úmido para bebê, 31% removedor de manchas, 22% giz de cera, 3% desgosto (!).

Rugged SUV: 57% lama, 21% casca de árvore, 16% suor, 6% animal atropelado.

NOTAS:
Traduzido dos artigos da PR Newswire e BrandChannel:

Martin Lindstrom, Brand Sense: construa marcas poderosas através do tato, paladar, olfato, visão e audição.

Ana Paula Palombo Terzi, mestra em marketing de fragrância e cosmética pela FIT, experiência de 10 anos no mercado. The Fragrance Market. New York Society of Cosmetic Chemists. May 2014.

Carros Autônomos do inglês “driverlesscars” são os carros sem motorista, que dirigem sozinhos através de Inteligência Artificial. Esperados para estarem entre nós até 2020.

Banco GMAC é um banco múltiplo que administra os serviços financeiros oferecidos à Rede de Concessionárias Chevrolet e a General Motors do Brasil.

Perfumes inspirados em Borges e paisagens, por Angela Klinke, no Jornal Valor, em 17/07/2013 às 00h00. O best-seller da Perfumaria Fueguia 1833 é o El Mono de la Tinta com sândalo, canela e, um elemento brasileiro, a copaíba.

Para contratar palestras da Beia Carvalho: palestras@5now.com.br

Comentários


  1. Para contatar e contratar palestras com a futurista Beia Carvalho, ligue 11 99111 3019 #futuro #inovação #gerações #engajamento #longevidade #novas tecnologias #educação #novaera #futurodotrabalho

    13 de fevereiro de 2018, 18:31
    By: beia


Comentar:

Você pode usar tags e atributos HTML