Futurista Inspira ou Motiva? — Beia Carvalho — Palestras

Quer ficar por dentro do futuro? Fácil. Deixe seu email e receba os super artigos da Futurista Beia Carvalho 😉

 
25 de janeiro de 2017

Futurista Inspira ou Motiva?

Beia Carvalho, palestrante que inspira plateias com temas do futuro.

Você sabe a diferença entre inspirar e motivar?

Inspirar não é melhor nem pior que motivar.

São coisas diferentes. Ou como reza o jargão publicitário: “Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.”

A ideia de escrever sobre o inspiracional versus o motivacional veio da amiga Norma Rangel, quando eu lhe explicava numa conversa, que minhas palestras cobriam um vasto público porque eram inspiracionais, e não motivacionais.

Motivação vem do latim movere, mover. Segundo a Wikipedia, é o impulso interno que leva à ação. Por isso, as palestras motivacionais levam as pessoas a agirem em relação a um objetivo desejado. Por exemplo, dicas de “Como gerenciar o tempo” e de “Como liderar uma equipe”. Por motivarem uma ação, elas têm temas específicos para públicos específicos.

Do latim inspirare, a inspiração significa “receber um sopro”. É aquela inconsciente explosão de criatividade na literatura, música ou em outra manifestação artística.

A discussão também anima o QUORA, a rede social do conhecimento, na qual os temas de interesse vão sendo atualizados a partir das informações das mais diversas pessoas de todo o mundo. Vamos ver algumas dessas opiniões:

QUORA, a rede social do Conhecimento

Motivação pode vir de qualquer coisa. Inspiração vem de alguém.” –Thushar S.M.

Inspiração leva à motivação e não vice-versa.” –Atmin Parekh

Motivação é o combustível. Inspiração é o mapa. Se algum deles falha, a jornada será difícil e inútil. Sem combustível não há a viagem, sem mapa nunca temos certeza de quanto falta para chegar ao nosso destino, nem o quanto ainda temos que nos esforçar.” –Rashmin Rao 

“Se alguma vez você cair, a motivação restaura sua fé de que você pode se levantar. A inspiração fortalece sua crença de que você pode caminhar de novo.” –Ulhas Sakhare

“Talvez você precise de inspiração apenas uma vez na vida, mas precisa de motivação para sempre.” –Rajat Jain

“As coisas que você admira te inspiram. As coisas que te guiam em direção a seus objetivos te motivam.” –Abhishek Jat

A inspiração é anterior à consciência e é independente das habilidades, de técnicas e da performance. É possível que um não-poeta se inspire e que as habilidades de um poeta sejam insuficientes para que ele se inspire. Na poética hebraica, inspiração é assunto divino. Os gregos acreditavam que a inspiração ou o “entusiasmo” vinha das musas e dos deuses Apolo e Dionísio. Entusiasmo vem do grego en + theos (‘em Deus’), originalmente significava inspiração ou possessão pela presença de Deus. No cristianismo, inspiração é um presente do Espírito Santo.

Meus temas que mais inspiram as plateias são o Futuro, as novas Gerações e a Inovação.

Dizem meus fãs, que recebem esse “alento”, esse sopro. Comigo, viajam para o Futuro e veem que nele tudo é possível. Porque lá, nada existe. Só que nossa inspiração nos levar a criar. Mergulham no mundo não linear das novas Gerações e descobrem como é fascinante se conectar, em vez de conflitar, com elas. E conseguem dar as mãos para a Inovação e trazer este conceito tão falado e tão pouco executado para a intimidade das empresas.

Norma, não sei se consegui expressar a diferença entre o movere e o inspirare. Ou se baguncei ainda mais. Obrigada pela fanzice!

________

Notas:

Principais links:

Motivação

Rede Quora: Quora foi desenvolvida por ex-funcionários do Facebook, e não raro se encontra com o próprio Mark Zuckerberg fazendo ou respondendo perguntas.

Novas Gerações: GERAÇÃO Y e Z: conflito de gerações

Futuro: Se Liga!

Beia Carvalho é fundadora e presidente do think tank 5 Years From Now®. Palestrante futurista que pesquisa o futuro, os rumos da inovação e as gerações atuando nesses processos.


Comentários


  1. Para contatar e contratar palestras com a futurista Beia Carvalho, ligue 11 99111 3019 #futuro #inovação #gerações #engajamento #longevidade #novas tecnologias #educação #novaera #futurodotrabalho

    13 de fevereiro de 2018, 18:27
    By: beia


  2. Preciso reencaixar meu espírito onde o perdi i.e. ao iniciar os estudos da informática achei que seriam suficientes. Mas não. Estou perdido nesse emaranhado de informações, mas incapacitado de qualquer criação ou pensamento próprio que está me levando ao retrocesso espiritual. Não foi isso que idealizei, sempre quis evoluir, mas vejo que estou castrado. Sem ideias para retomada de um novo rumo. Ajudem-me a encontrar o norte. Antecipo agradecimentos

    13 de janeiro de 2019, 15:13
    By: Aloízio Rêgo


    1. Olá Aloizio, não havia visto este comentário, me desculpe. O emaranhado, a velocidade, os novos termos, as noas tecnologias nos deixam zonzos, mesmos. Por isso, recomendo que as pessoas se fixem em algo novo que tenham a ver com elas. São todas novas tecnologias! Uma delas terá a ver mais com uma pessoas que outra. Não dá pra saber tudo. Nem dá mais pra fazer as coisas sozinho. Se junte com quem tem fome de saber como você. Nesta nova Era em que estamos vivendo, é muito importante fortificar o espírito. Por isso, as técnicas de meditação estão tão em voga atualmente. Vale a pena investir tempo em saber como se desenvolver e se fortificar de forma a estar mais inteiro para esse futuro a cada dia mais louco.

      5 de fevereiro de 2019, 18:50
      By: beia


  3. Muito bom adorei e obtive muito mas consciência do que é motivação e inspiração.

    5 de fevereiro de 2019, 09:24
    By: Maria Lúcia de Freitas Alves


    1. MariaLúcia, que bom quando o que a gente escreve é bom para os outros! Coloquei você no meu mailing (se me permite), assim você receberá outros conteúdos. Como você chegou neste artigo? Um forte abraço. Beijão

      5 de fevereiro de 2019, 18:44
      By: beia


  4. Bom dia, Beia. Estava aqui pesquisando sobre palestras e palestrantes e encontrei seu nome. Seu trabalho sobre motivação e inspiração é muito importante, uma vez que o que se vê, pelo menos aqui no Rio de Janeiro, é muita gente até com preguiça de pensar, e muito mais de tomar atitude para progredir na vida. Eu trabalho com cursos e palestras na área técnica automotiva e o que mais ouço do meu público por aqui é que já sabem tudo. Pessoalmente, estou sempre procurando melhorar e aumentar meus conhecimentos, tanto na minha área como no geral. E a coisa mais interessante que encontrei hoje no seu site e que tem muito a ver comigo é esta pesquisa sobre idiomas a serem aprendidos para o futuro. Eu queria até começar a fazer um curso de mandarim. O idioma que mais gosto e que aprendi a falar durante 4 anos do ginásio foi justamente o Frances, tendo sido inclusive o melhor da turma por 1 ou 2 anos. E agora vem o resultado desta pesquisa. Ou seja, descobri hoje que já estou no caminho certo, pelo menos no quesito idioma. Muito obrigado.

    15 de fevereiro de 2019, 06:31
    By: Hilario Ademar Scheid


    1. Que coisa boa, Hilário. Achei esse fato bastante interessante também. Espero que você se divirta com os outros artigos. Boa semana!

      15 de fevereiro de 2019, 12:42
      By: beia


Comentar:

Você pode usar tags e atributos HTML