2018: presentão para chineses 60+ — Beia Carvalho — Palestras

Quer ficar por dentro do futuro? Fácil. Deixe seu email e receba os super artigos da Futurista Beia Carvalho 😉

 
13 de fevereiro de 2018

2018: presentão para chineses 60+

Marcas na mira da Economia Prateada, da China

2018 começa com um presentão para os acima de 60. Pelo menos, para os chineses.

Daqui a 2 anos, a China terá 255 milhões acima de 60 anos, um mercado intocado valendo potencialmente bilhões de dólares. Serão quase 20% de toda a população chinesa.

Mas essa virgindade acaba de ser perdida com o lançamento do aplicativo Taobao, para a população acima dos 60. Taobao é um hipermercado online como um Mercado Livre ou Ebay, fundado pela gigante do mercado eletrônico chinês Alibaba.

Taobao: hipermercado como Mercado Livre ou Ebay, parte da rede Alibaba

Traduzi livremente o artigo da Business Insider “Esqueça os Milênios — Alibaba está investindo em um surpreendente mercado na China, tão forte quanto seus 222 milhões de consumidores” e o post da Trendwatching “Innovation of the Day, Alibaba.”

Quem me segue, sabe de minha curiosidade e paixão pela tendência da Longevidade, tão forte na China e Japão, que já estão no mainstream do mercado. A economia prateada está provando a linha de leite para consumidores chineses acima de 50 lançada pela Nestlé. E os iPads modificados pela IBM e Apple, com textos maiores e interfaces mais simples para o mercado japonês, onde a população prateada corresponde a estonteantes 1/4 da população!

IBM e Apple com textos maiores e interfaces mais simples para idosos do mercado japonês

No mês passado, a Alibaba lançou uma versão super-simples-de-usar de seu aplicativo Taobao tendo em mente a população mais idosa. E apesar do interface ser muito mais simples, os mais velhos podem acessar as mesmas utilidades – como as sugestões de compras personalizadas e conteúdos transmitidos em tempo real – idênticos àqueles do aplicativo original. Taobao também adicionou uma função que permite que o target mais velho entrar em contato com suas famílias ao toque de botão. Mais de 30 milhões de usuários do Taobao tem mais de 50 anos.

Geralmente, o que mais vemos são empresas respondendo às necessidades das gerações Y (entre 21-38 anos) e Z (9-20 anos). Os estereótipos ditam que os consumidores mais jovens são ‘nativos digitais’, radicalmente diferentes de seus pares mais velhos, os ‘imigrantes digitais’.

Será mesmo verdade? Veja que interessante este sinal dos novos tempos: o número de anfitriões idosos que recebem hóspedes pelo Airbnb, na Ásia, está crescendo mais rápido que qualquer outro grupo etário. Talvez o desejo por conexões significativas possa ser estendido para além dos 18-24? 😉

Note também, que o Taobao não usou a ‘simplificação’ como uma desculpa para economizar nas suas ofertas essenciais. Os consumidores mais velhos estão cada vez mais exibindo os mesmos comportamentos (digital ou não) e tem as mesmas expectativas. Satisfaça-os, mas não os trate de forma diferente!

Para incrementar e manter seu aplicativo atraente para seu target, Alibaba postou uma vaga para pessoas acima de 60 e recebeu 1.000 currículos, em 24 horas. O interessado mais velho tem 83 anos!

A supercentenária japonesa Nabi Tajima é a pessoa mais velha do mundo com 117 anos e 192 dias, em fevereiro/2018

E para fechar, estou eu aqui de volta. Marcas que infantilizam os mais velhos, que tratam estas gerações como “deficientes” ou “pouco inteligentes”, estão fadadas a serem rechaçadas diante das marcas que realmente compreendem suas dificuldades e as superam com o uso cirúrgico da tecnologia – ao mesmo tempo, que os tratam como o que realmente são: consumidores.

Muito podemos aprender com as tentativas e os erros das empresas que estão explorando a economia prateada, na Ásia. Elas não tinham em quem se espelhar. Nós não teremos esta desculpa.

Os centenários fazem parte do grupo etário que mais cresce no mundo. Durma com essa!

NOTAS

  1. Artigo da Business Insider, clique aqui: “Esqueça os Milênios — Alibaba está investindo em um surpreendente mercado na China, tão forte quanto seus 222 milhões de consumidores”.
  1. Taobao fundado em 2003. Versão para idosos em janeiro 2018:
  1. Alibaba fundado em 1999
  1. Airbnb permite aos indivíduos alugar o todo ou parte de sua própria casa, como uma forma de acomodação extra.
  1. A supercentenária japonesa Nabi Tajima é a pessoa mais velha do Japão e a pessoa mais velha do mundo. As 3 pessoas mais velhas do mundo são mulheres, na data de hoje, 13 fevereiro de 2018. Os supercentenários tem acima de 105 anos.

Comentários


  1. Para contatar e contratar palestras com a futurista Beia Carvalho, ligue 11 99111 3019 #futuro #inovação #gerações #engajamento #longevidade #economiaprateada #babyboomers #educação #eretail #ecommerce

    13 de fevereiro de 2018, 18:28
    By: beia


  2. Olá Beia, esse seu artigo é também um presentão para a comunidade Pangera! Parabéns! Confirma o que estamos propondo!

    13 de fevereiro de 2018, 20:12
    By: Rosa Alegria


Comentar:

Você pode usar tags e atributos HTML