Escolha uma Página
Palestra Inovar ou Morrer, no Social Media Week São Paulo.

 

Palestrantes, Plateias e Eventos: tá dominado?

Quando alguém me pergunta o que eu gostaria de ser se não fosse palestrante, eu brinco e digo que gostaria de ser um palestrante homem. Por que? O que sexo mudaria?

Em termos dos temas que trato, Futuro, Inovação e Gerações, nada. O tempo da palestra também não seria afetado, em geral entre 1 a 1 e ½ hora. Nem a roupa, já que adotei o terno masculino, desde a minha primeira palestra. Mas o tempo entre tomar banho e subir ao palco seria diminuído em pelo menos 2 horas. Vocês sabem, mulheres tem todo um relacionamento com cabelo e maquiagem.

Existe uma real diferença entre um profissional que sobe ao palco e fala sobre o tópico que domina e aquele que tem a profissão de palestrante?

Vem comigo!

O Evento, a Plateia, o Palestrante

Palestrante Futurista Beia Carvalho

Palestrante Futurista Beia Carvalho

 

Eventos e conferências reúnem profissionais que partilham dos mesmos interesses, para discutir as novidades e se inspirar com os progressos da indústria. Também para trocar ideias entre si, tanto no caso de um evento interno – onde funcionários das mais diversas áreas podem se encontrar em um ambiente mais relaxado, um momento de aprendizado – como em eventos abertos onde a discussão de ideias e o network é muito mais abrangente.

O palestrante é o ímã do evento, a cola que gruda, prende e conecta a todos da plateia.

O palestrante profissional é o condutor ideal para transmitir essa mensagem. Ele é o ímã do evento, a cola que gruda, prende e conecta a todos da plateia. Ele traz para a sua audiência a oportunidade de ouvir e refletir sobre diferentes matérias, de aprender e ser instigado a elevar seu próprio trabalho a um nível superior. Ele inspira, traz reflexão, catapulta pessoas para o futuro.

O que Palestrantes aportam?

Vamos ver o que pensa Nick Morgan, teórico da comunicação e um dos top keynote speakers, nos EUA.

“O papel do palestrante é mudar as mentes de um grupo de pessoas, é persuadi-los a ver algo que eles não tinham visto, que não conheciam ou que ainda não acreditavam”, 

Como falo de inovação e futuro me identifico muito com essa frase do Nick. Reencontro pessoas, depois de anos nessa vida cigana pelo Brasil, que me dizem que fui a primeira pessoa de quem ouviram falar (2009) em Geração Y, Nova Era, Airbnb, Mudanças Exponenciais, e a partir de 2015, em Blockchain e Criptomoedas.

“Se sua empresa precisa entender a necessidade real de mudanças, ouvir de alguém de fora é essencial. O palestrante profissional é o condutor ideal para transmitir essa mensagem. Podemos nos informar em livros ou na Internet, mas somos criaturas sociais. Somos inspirados, compreendemos o senso e a relevância social quando vindos de outros humanos.” – Katrina Smith.

É um ponto interessante este da Katrina. Afinal, palestrar presencialmente é um formato antigo de comunicação. E, sim, extremamente poderoso. A despeito dos testes com as ferramentas digitais, as palestras presenciais são um campo crescente de influência para mover públicos, em todos os mercados, no Brasil e no exterior.

 

Palestra Inovar ou Morrer, no Social Media Week São Paulo.

Palestra Inovar ou Morrer, no Social Media Week São Paulo.

 

Convidar palestrantes profissionais é muito mais do que trazer uma palestra para o seu evento. Eles aportam uma aura de credibilidade para o grande dia.

A empresa que contrata um palestrante deve se “apropriar” e se beneficiar do networking e do marketing do próprio conferencista, antes, durante e depois do evento. Sim, porque os Palestrantes tem recursos intangíveis e o poder tangível de ampliar a atratividade de seu evento.

 

Palestrantes podem influenciar a plateia e a trajetória da sua empresa?

 

A experiência de vida e profissional dos palestrantes também ajudam a elevar o nível da conversa interna, a tocar em assuntos tabu, a descortinar novos temas e novas referências. Eles facilitam a movimentação de profissionais entre grupos distintos, ao trazer exemplos de outras indústrias, regiões ou países. Eles povoam o imaginário da plateia com um novo set de imagens, sinapses e degustações de novas temáticas.

A máxima de que seu evento é tão bom quanto a qualidade de seus palestrantes está valendo. Escolha os melhores, aqueles que você pode ter certeza, a priori, que vão trazer seu brilho próprio para seu evento brilhar.

E hoje isso é muito mais fácil. As redes sociais dão uma boa ideia do tipo de engajamento que determinado palestrante tem em diversos círculos.

 


É fácil identificar o palestrante que se engaja com a plateia.

Use a voz dos Palestrantes muito antes da Palestra.

Assista aos vídeos que produzo para meus clientes.


Produzi esse vídeo pra SAP do Brasil, para divulgar o Podcast sobre a Reinvenção do Ambiente de Trabalho.


Vídeo que produzi sobre a Palestra Inovar ou Morrer para o time do SESC, no Pantanal.


Vídeo que produzi sobre a Palestra Inovar ou Morrer para a Universidade do Piauí, UNINOVAFAPI

Muitas empresas perdem a oportunidade de atrair esse brilho, nas semanas que antecedem o evento. Um bom palestrante dará crédito a sua marca criando aquele desejo no público-alvo de “esse não dá pra perder”.

Hoje em dia, dar espaço para os palestrantes em seu site é muito simples. Muitas empresas me pedem vídeos, que eu faço de muito bom grado – como esses acima – para subir em seus sites, fanpages, ou viralizar pelo WhatsApp. E a interatividade com o evento começa muito antes dele realmente acontecer.

No meu caso, além das redes, tenho um Canal no Youtube, há 10 anos, com mais de 200 vídeos entre palestras completas e mini vídeos, que podem ser degustados rapidamente, e traduzem o clima que estabeleço com minhas plateias. Sim, o palestrante se apropria do seu público: a minha plateia.

Dê uma olhada em outro exemplo de como o meu marketing contribui para o seu marketing: as plaquinhas.

Até hoje, fico espantada como os posts com essas plaquinhas são adorados pelo meu público. Nesses anos todos como palestrante foram centenas delas e ninguém parece se cansar delas. Pelo contrário, elas criaram um elo de afeto entre mim, as marcas e o público.

Próxima Palestra vamos falar de Disrupção e outras formas de inovar!

Todo mundo que me segue nas redes está acostumado a ver as minhas plaquinhas de “Próximas Palestras”. Esse foi um dia Incrível com o CARREFOUR.

 

A palavra final do especialista

Fala a presidente da Keynote Speakers, Katrina Smith:

“Um material convincente e atraente, proferido por um profissional convincente, é muito mais memorável e proveitoso que o mesmo material apresentado de forma árida, automática e repetitiva, por um orador qualquer, prosaico ou desengajante.”

Substituir o palestrante profissional pelo mais capacitado e preparado funcionário de sua empresa, o tal “palestrante interno” pode resolver a questão de cachê, mas não traz para o seu evento nenhum dos atributos e benefícios reais que o palestrante profissional aporta.

O palestrante interno exerce uma enorme importância para reiterar a cultura e motivar metas. Mas … “é meu colega de trabalho”; é meu chefe, meu dia a dia, não quebra a rotina, não oxigena. Motiva, mas não inspira.

Não estou sendo Poliana. O palestrante não é mágico. Não será em 60 minutes que ele vai consertar um problema que os executivos da empresa não conseguem resolver há anos.

“Mas ele detém técnicas poderosas para dar a luz a novas ideias com explicações práticas e exemplos memoráveis. E, acima de tudo, para inspirar a plateia a compreender o porquê aqueles tópicos são tão importantes.” – Katrina Smith.

É da natureza do palestrante motivar a plateia para que ela possa compreender o porquê da necessidade de mudanças – e inspirar ideias para transformações pessoais, sociais e profissionais.

Notas:

Se você se interessa pelo assunto, leia também esse artigo Futurista Inspira ou Motiva?  E clique nos títulos-links abaixo para mais informações.

Baseado no texto The Importance of Speakers at your Conference

How A Keynote Speaker Can (And Can’t) Transform Your Event por Micah Solomon, keynote speaker, autor de bestseller e especialista em atendimento ao consumidor.

Dr Nick Morgan, teórico da comunicação.

Katrina Smith, presidente da Keynote Speakers, Inc.

 

Beia Carvalho é fundadora e presidente do think tank 5 Years From Now®. Palestrante futurista que pesquisa o futuro, os rumos da inovação e as gerações atuando nesses processos. Temas que despertam a curiosidade e a reflexão. Curiosidade é a grande habilidade do século XXI. Curiosidade é a força motriz que vai impulsionar equipes a se movimentar em direção ao futuro.

 

 

 

 

× Como posso te ajudar?