Uma estrategista chamada Bartira — Beia Carvalho — Palestras

Quer ficar por dentro do futuro? Fácil. Deixe seu email e receba os super artigos da Futurista Beia Carvalho 😉

 
7 de abril de 2018

Uma estrategista chamada Bartira

Bartira é sócia fundadora da BRP MÍDIA, consultoria de negócios apoiada em criatividade e método especializada em comunicação digital

Ousada, bela, inteligente, espirituosa, linda e corajosa, maravilhosamente engraçada. Destemida como a outra Bartira, a índia que enfrentou uma briga para salvar a vida do jesuíta Leonardo Nunes. Lenda ou verdade? Não sei.

A Bartira que eu vou falar é de verdade. Dizem que não devemos elogiar as mulheres pela beleza, mas a feminilidade da presença da Bartira, a perspicácia e sua interpretação mais que pessoal da moda nunca passam despercebidas.

Bartira é sócia fundadora da BRP MÍDIA, consultoria de negócios apoiada em criatividade e método especializada em comunicação digital

A gente se conhecia apenas pelas redes sociais, até que ela apareceu na comemoração do aniversário da minha empresa, Palestras 5 Years From Now®. Uma noite deliciosa com amigos, clientes e novos amigos como ela.

Um ano mais tarde, e muitas garrafas de vinho depois, já tínhamos trocado muitas ideias sobre o posicionamento de nossas empresas, sobre empreender e desbravar o mercado sozinhas, enxergar oportunidades e imaginar como queremos o nosso futuro.

BRP MÍDIA é uma consultoria de negócios apoiada em criatividade e método.

Uma das minhas promessas do ano novo de 2018 foi contratar a BRP, empresa da Bartira Pontes, que tem um slogan pra lá de convincente: Vender hoje, amanhã e sempre. Não, não é discurso vazio. A perspicácia e o senso de realidade da BRP tem me encantado no dia a dia. E resolvi colocar esta experiência no “papel”, antes que esqueça de alguns detalhes que fizeram, estão fazendo e tenho a certeza farão grande diferença no meu marketing com reflexos em novos clientes. No meu caso, mais palestras sobre Futuro, Inovação e as Gerações atuando nesses processos.

Durante os quase 10 anos que venho palestrando, brifei algumas vezes empresas, que julguei, pudessem me ajudar. Nunca cheguei a fechar negócios. De um lado, minha verba sempre apertada, do outro a incompreensão do meu negócio, as fórmulas prontas e os conselhos presunçosos.

Explico os conselhos: “Beia você deveria ter um canal de Youtube” (tenho desde 2009); “Beia você deveria escrever artigos, ter um blog” (tenho desde 2008); “Beia você poderia impulsionar alguns posts”(eu faço); “Beia você deveria fazer vídeos curtinhos” (meu vídeo mais visto tem 22 minutos!); “você, você …”. Não tenho paciência. Segui sozinha.

Palestra das 5 Gerações é a mais vista, mais comentada e mais curtida, com 22' de duração

Com a Bartira foi tudo diferente. Ela olhou pra tudo que tenho – site, fatos, entrevistas, blog, históricos de dados – e, em cima disso tudo, sugeriu uma série de ações técnicas. Mas isso seria óbvio, afinal a BRP é uma consultoria de mídia, oras! O que mais me encantou, no entanto, foi a crítica profunda e embasadésima dos approaches e tons criativos, da compreensão do target e da malha de ações técnicas para cercar os diversos targets. Está sendo uma experiência incrível. Tem técnica, tem coach, tem aprendizado, tem teste (adoro testes), tem pulso firme, presença e tem resultados transparentes.

Estou muito empolgada!

Se você tem algum tipo de interesse no assunto, vale a pena visitar o site da BRP, porque está tudo bem explicadinho. Sim, se você for “meiga” como eu, vai boiar no início com algumas coisas, por serem muito técnicas.

Mas depois que entrei na prática, tem ficado mais fácil ver como a trama de ações funciona. Ações de ofertas, diferenciação e relevância trabalhando juntas, para chegar no coração e mente das pessoas que têm valor para o meu negócio.

Beia Carvalho e Bartira Pontes no aniversário da Palestrante

Como futurista, eu falo de olhar para o futuro, de dedicarmos que seja 1% de nosso tempo para imaginarmos os negócios e o mundo, daqui 5 anos.

A Bartira fala de estarmos atentos à evolução do mundo: enxergando pessoas e entendendo suas realidades. Porque a partir “da prosperidade das relações comerciais, poderemos mudar para melhor o mundo dos negócios”.

Quando eu moderava os workshops Let’s Network Together, entre 2009 e 2013 (sobre aproveitar as redes sociais para bombar os negócios), pintava a imagem do dia em que as máquinas de Xerox chegaram nas empresas. Um fato que se tornou corriqueiro, quando as cópias se massificaram. Na agência onde eu era sócia, foi escolhido um local de destaque para a Xerox, foram contratados rapazes para fazer as tais cópias, foram desenvolvidos excels para controlar o número de cópias! Enfim, o escambal. Pra que? Pra se apertar um ridículo botão. Agora, a gente interage com algo nunca dantes visto no mundo – as Redes Sociais – e todo mundo quer se meter a fazer as coisas sozinho, rs.

Demorou, mas não estou mais fazendo as coisas sozinhas. E isso é muito bom. Queria que vocês soubessem.

Porque quero levar a reflexão do futuro a todas as empresas que querem fazer parte do futuro e querem inspirar seus colaboradores a pensar nos grandes temas na nossa era: a longevidade, as novas famílias, o futuro do trabalho, a nova educação, as novas profissões, os robôs inteligentes e as novas gerações atuando, aturdindo, influindo, incitando e bagunçando todo o cenário corporativo e de nossas vidas neste planeta.

Road-show com a Palestra Inovar ou Morrer para a Furukawa Electric, em 4 capitais: Curitiba, São Paulo, Brasília e Recife.

Que venham mais clientes, mais palestras, mais futuro, mais plaquinhas. Valeu Bartira e Vinícius. 

Longa vida a BRP e a 5 Years From Now®!

 

Nota:

Bartira é sócia fundadora da BRP MÍDIA. Usa a comunicação como uma ferramenta de geração de negócios e transformação, e faz cada moeda investida ter valor e impacto na vida real.

É palestrante e professora de publicidade digital e presença de marcas em redes sociais, na São Paulo Digital School. Planeja e compra mídia online desde os primórdios de 1999. Passou pelas agências de publicidade 10’minutos, AG2 e LOWE. Foi diretora comercial da F451 MÍDIA, onde seu amor pela venda aflorou. Foi professora na Jump Education e ESPM Miami AdSchool.


Comentários

Nenhum comentário


Comentar:

Você pode usar tags e atributos HTML