Nerds, Frikis, Freaks, Geeks são Cool. Viva! — Beia Carvalho — Palestras

Quer ficar por dentro do futuro? Fácil. Deixe seu email e receba os super artigos da Futurista Beia Carvalho 😉

 
23 de maio de 2018

Nerds, Frikis, Freaks, Geeks são Cool. Viva!

Domenico Massareto. Eu o conheci com essa cara, em 2001 e tudo mudou na minha vida: AD-DD.

Desde os primeiros tempos em que eu dava workshops sobre presença e reputação digital, falava da necessidade absurda de termos um personal nerd.

Estou falando de anos atrás, quando o termo “personal isso”, personal aquilo” começava a se popularizar. Muita gente achava graça, mas eu não brinco em serviço, rs. Em 2009, criei o Let’s Network Together, o mais pop dos meus workshops, que foi um chamariz para os primeiros nerds, que passaram a ser monitores desta oficina e muitos deles meus amigos até hoje.

André Moraes é o mais mais deles. Mesmo tendo mudado pra California, trabalhamos juntos, comentamos filmes e trocamos figurinhas durante a semana toda.

Designer André Moraes, meu mais querido amigo-nerd, visitando o Brasil, na exposição Seydou Keïta

O primeiro nerd que conheci, há quase 10 anos, me disse que eu tinha que desligar meu laptop de vez em quando (eu raramente desligava), para que o computador pudesse fazer novas sinapses, como a gente faz quando dorme. Adorei! Eles sempre trazem para a conversa uma coisa útil, facilitadora, inovadora.

Fiquei surpresa em saber que a data que comemora o Dia do Orgulho Nerd começou com o “Dia del Orgullo Friki”, na Espanha, há 12 anos! A data comemora a première da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977.

Fui pesquisar e encontrei vários artigos que homenageiam os nerds, do tipo Top 12, Top 10, Top 5 razões porque os nerds são cool. Nenhuma dessas listas, no entanto, trouxe o que eu mais amo nos nerds: a paixão deles por nos ensinar.

E não é só paixão, não. Eles tem todas as qualidades dos melhores professores: são pacientes, calmos, tem didática, dão exemplos e fazem follow-up tempos depois, para checar se aprendemos e estamos realmente usufruindo do novo aprendizado. E nos ensinam de forma altruísta, para que a gente tenha uma vida mais prática, que desfrute de mais benefícios dos nossos computadores, celulares e possa catapultar nossos negócios. E tudo com uma paciência de irritar até o mais paciente dos zens.

Edney Souza, à frente do espetacular Social Media Week, o grande Professor que transforma pensadores em criadores.

Uma vez, viajando com Edney Souza para conhecer o incrível SAP Labs  em São Leopoldo, RS, ele me viu tendo ataques com o meu celular e veio em meu socorro. Com aquela paciência de Jó, me guiou no passo a passo pelo app para fazer o meu check-in. Quando chegou na tela do Código de Reserva, ele ditou o código de cabeça. Como assim? Você decorou o código de reserva? Ele respondeu algo assim: “Sim e não. Não, não decorei, mas lembro dos números que vejo. Sempre foi assim, desde que eu era pequeno.”

Entende? Eles são Eles. A-DO-ROOO!

Tintin com o Multimídia Murilo Neto, em Brasília.

Minha lista Top 5 razões porque os nerds são cool!

  1. Nerds sabem fazer download de qualquer coisa.

Tá aí meu ex-monitor e grande amigo, designer André Moraes, que me ajuda neste e em muitos outros assuntos – e continua a ser meu anjo da guarda mesmo depois da distância que se impôs entre nós, depois que ele foi morar no “antro dos nerds”, também conhecido como California.

  1. Nerds tem uma memória absurda, especialmente com números.

Tá aí meu amigo, organizador do Social Media Week São Paulo e professor adorado Edney Souza, que sem esforço se lembra do código de reservas das passagens de avião. Eu vi, gente!

  1. Nerds estão sempre um passo à frente.

Tá aí meu MAC personal nerd, Victor Macarios, que já me salvou de todos as revoltas dos meus computadores e celulares. Sempre com a cabeça no futuro, se informando e conjecturando.

  1. Nerds sabem ganhar $$$ e sabem economizar

Nessa lista não tenho nenhum amigo íntimo, rs, infelizmente. Estão aí Tim Cook – Apple, Bill Gates – Microsoft, Elon Musk – Tesla, Mark Zuckerberg – Facebook, Larry Page e Sergey Brin – Google, Michael Dell – Dell, Jack Dorsey – Twitter, Craig Newmark – Craigslist e Jeff Bezos – Amazon.

  1. Nerds são inteligentes e dominam o mundo

A cada dia mais, não?

E correndo o risco de esquecer de pessoas queridas vou citar aqui muita gente quero parabenizar. E meu conceito de nerd é amplo, como vocês podem ver.

Meus Top 100 Nerds – a serem completados.

André Moraes, Alexandre Gera, Alex Anunciato, Alexandre Galliotti, Alexandre Jungerman, Ana Flávia Lacchia, Athila Dias, Bartira Pontes, Bob Hideo Sampaio, Bob WollheimCarla de Bona, Cecília Marshall, Chico Lima, Conrado Schlochauer, David Levy, Daniel Tutida, David Wood, Domenico Massareto, Edney de Souza, Edu Sardinha, Eduardo Tucci, Fabio Torino, Fernanda Rabaglio, Filipe Rios, Gabriel Tosi, Giordano Rosseto, Guilherme Cavallini, Gustavo Santos Rodrigues, Helenice Moura, Heloisa Lima, Igor Puga, João Abussamra Neto, Josie Moraes, Liliane Ferrari, Luciana Coen, Luli Radfahrer, Marcelo Pereira, Marcio Okabe, Marcelo ToledoMarcelo Carvalho, Maximiliano Cunha, Michel Lent Schwartzman, Murilo Timo Neto, Nina Santos, Paula Jacomo, Pedro Salum, Ricardo Cavallini, Ricardo Cisneiros, Rodrigo Brancher, Rodrigo Murad, Rodrigo Tammaro, Rohit Talwar, Rosa AlegriaRubens Stephan, Sílvio Meira, Tatti Maeda, Timo Elliot, Tarcísio Oliveira, Tadeu Brito, Tamara McCleary, Vinícius Tamassia, Yuval Harari.

As Séries e os Nerds: BAZINGA!

A Série Mr Robot sobre um engenheiro de cibersegurança e hacker que sofre de transtorno de ansiedade social e depressão clínica. Ganhou o Globo de Ouro para melhor série dramática de TV e o Emmy em 2016 para melhor ator.
Silicon Valley conta a história de 6 programadores que tentam construir uma carreira bem sucedida no Vale do Silício.
The Big Bang Theory. Desde 2007, me divirto com Sheldon Cooper e Leonard Hofstadter.

Notas:

1) Dia do orgulho Nerd: Pra saber tudo sobre o porquê a data de 25 de maio foi escolhida como o Dia do Orgulho Nerd, o que é o Dia da toalha, ou o que o número 42 e Star Wars tem a ver com tudo isso, CLIQUE e leia o artigo da Super Interessante.

2) Sobre o dia 25 de maio: CLIQUE e leia sobre o Dia da Toalha.

3) Let’s Network Together era o nome do workshop que moderei junto com Taís Souza e meu mais querido nerd André Moraes durante 5 anos. Reunia 12 pessoas durante 8 horas aos domingos, em meu homeoffice. Por ali passaram mais de 500 pessoas ávidas por entender as então emergentes Redes Sociais, e como ter presença e reputação digitais. Se você quiser ver fotos CLIQUE aqui.

4) Sobre SAP Labs Latin America: é um dos 20 labs da SAP, em todo o mundo, e um dos 4 centros de pesquisa e desenvolvimento do Brasil. Fica em São Leopoldo, RS, tem 19 mil metros quadrados, fruto de R$ 100 milhões de investimento. Uma das iniciativas mais bacanas é o .idea, em parceria com grandes empresas, para que startups resolvam problemas reais enfrentados por essas companhias. CLIQUE para saber mais.

23 de maio de 2018
23 de maio de 2018

Comentários

Nenhum comentário


Comentar:

Você pode usar tags e atributos HTML