Blockchain na Eleição? — Beia Carvalho — Palestras

Quer ficar por dentro do futuro? Fácil. Deixe seu email e receba os super artigos da Futurista Beia Carvalho 😉

 
22 de julho de 2018

Blockchain na Eleição: Presente ou Futuro?

Blockchain e as Conquistas do Futuro Ambicioso dos Estonianos

Como um país que só conseguiu a sua liberdade no século passado, depois de ter sido dominado por dinamarqueses, suecos, alemães e ter se livrado dos russos só em 1991, se torna uma das mais avançadas sociedades digitais do mundo?

Na Estônia, desde 2005 existe uma forma de votar mais segura, o i-voto.

“Quem vota e como vota não conta nada; quem conta os votos é que realmente importa.” -Stalin.

Pense em Blockchain hoje como a Internet de 1995.

Qual foi a sua reação na época? Esnobou? Relevou? Fuçou? Investiu? Hora de cair de cabeça de novo!

 

Pense blockchain hoje como a internet de 1995.

Você pode estar pensando que blockchain é coisa do futuro. E é verdade. Mas já é do passado e do presente, também. O Plebiscito sobre o acordo de paz com as guerrilhas das Farc, na Colômbia, em 2016, foi feito através da plataforma da Democracy.Earth. Olha a abertura do site: “Somos cidadãos do século 21 interagindo com instituições do século 19 baseadas em tecnologia da informação do século 15.”

Blockchain é um sistema aberto a consulta, descentralizado, transparente, acessível e ao mesmo tempo confiável e seguro.

Entrevista para o Estadão no Evento Eurofinance, em 2015

Como disse na minha entrevista para o Estadão sobre o Futuro das Corporações, patrocinado pela Eurofinance, The Economist: “Este assunto [blockchain] está nas rodas de valor de hoje e continuará na moda quando se projeta o mundo para 2040. Quem souber antes e ‘infectar’ mais e melhor o ambiente, chega no futuro mais rápido.”

Se você achou que o Uber e o Airbnb viraram o nosso mundo de ponta cabeça, assista aos vídeos de Don Tapscott, que além de dar a melhor explicação para o palavrão blockchain, diz que ele pode disruptar os disruptivos Uber e o Airbnb! Aqui:

Como o blockchain está mudando o dinheiro e os negócios.

“Até democracias consolidadas convivem com suspeitas de fraudes e adulterações, tanto no cadastro de eleitores quanto na contagem de votos. O blockchain assegura sistemas eleitorais transparentes e à prova de manipulação.”

Blockchains são plataformas virtuais construídas com base em blocos alinhados em cadeias. Toda nova informação que chega ao sistema é checada por usuários espalhados pelo planeta, e não existe um servidor único. Assim, um candidato, de qualquer país, que quisesse, por exemplo, acrescentar eleitores que não existem, não teria nenhuma condição de alterar o sistema. Um grande salto tecnológico em relação às urnas eletrônicas e aos cadastros eleitorais informatizados.”

A incrível Linha do Tempo das melhores e-soluções da Estônia

A Estônia é o primeiro país a ter um programa de residência eletrônica, o e-residency. Sabe o que isso quer dizer? Que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode abrir uma empresa na Estônia, mesmo sem viver lá. Enquanto no Brasil, se você tiver toda a papelada em dia, poderá abrir a sua em 100 dias, comparado com 5 dias nos países desenvolvidos.

As melhores e-soluções da Estônia:

1997 = e-Administração

2000 = e-Impostos

2001 = Identidade Digital

2005 = i-Votação

2007 = Segurança Pública

2008 = Blockchain

2008 = e-Saúde

2014 = e-Domicílio

Como se chega lá? Com experimentação contínua e aprendendo com os erros, segundo o próprio site da e-Estonia.

E qual é a visão, para onde querem ir? Querem ser uma e-Nação com e-serviços automáticos disponíveis para seus cidadãos 24 horas por dia, 7 dias por semana, do jeito mais invisível possível.

Há esperanças para nós brasileiros? Opa, claro que sim. Há 20 anos atrás, a Estônia não tinha nenhum dado digital coletado sobre seus cidadãos. Nós já estamos bem à frente, mas não sabemos para onde ir. Não temos a visão.

Quem tem visão, determinação e vontade política, tem futuro. Nessas eleições temos candidatos com visão e determinação? Candidatos extremamente ambiciosos? Sim, candidatos extremamente ambiciosos por catapultar o Brasil para o século XXI?

A população da Estônia é 1/4 da população da Zona Leste de São Paulo. Mas não é porque é pequena que deu certo. Estão aí o Haiti e a Nicarágua para comparar.

 

A Estônia é uma sociedade digital: menos encheção de saco, significa mais tempo pra viver bem.

E essas são as conquistas do Futuro Ambicioso dos estonianos:

Uma Nova Nação Digital: acreditam que um dia os países vão competir por e-domicílios baseados na qualidade de seus e-serviços públicos e seus ambientes de negócios.

Transformação Digital em Educação: a visão aqui é que educar crianças para serem mais inteligentes é o investimento mais inteligente que um país pode fazer. Um exemplo desta transformação é que o sistema educacional é que todo o material de estudo será digitalizado até 2020 e estará disponível online no e-schoolbag.

Data Embassy: um conceito inovador para lidar com as informações do governo em nuvem com servidores fora dos territórios estonianos, capazes de prover backups de dados e operar serviços críticos. E mais: Cyber Security, Transporte Inteligente, Cross-border data exchange, Healthcare 4.0, Real-Time Economy, Industry 4.0.

Notas:

Plataformas de votação online: Follow My Vote  e Democracy.Earth.

Futuro, Disrupção, Beia Carvalho e Estadão: http://www.beiacarvalho.com.br/2015/11/25/futuro-disrupcao-beia-carvalho-e-estadao-palestrante/

Blockchain e Democracia https://blockchainfestival.com.br/blocknews/sistemas-seguros-em-blockchain-podem-fortalecer-a-democracia

Blockchain em Serra Leoa: Sobre a eleição através do uso de Blockchain em Serra Leoa, em 2012 há muitas controvérsias e cheguei a conclusão que realmente o experimento não aconteceu. e se aconteceu foi apenas em alguma zona eleitoral.

“The NEC  [National Electoral Commission] has not used and is not using blockchain technology in any part of the electoral process.”

Don Tapscott: Como o blockchain está mudando o dinheiro e os negócios. Com legendas em português: https://youtu.be/-Utrv0iBP0c

The Blockchain Revolution. Sem legendas em português: https://youtu.be/gZEmaSbqfYQ


Comentários

Nenhum comentário


Comentar:

Você pode usar tags e atributos HTML